Meu quintal...

sábado, 30 de julho de 2011

Educação 2

A pesquisa no processo de ensino-aprendizagem:
A escola não pode matar a curiosidade natural dos jovens e crianças de descobrir o mundo experimentando, explorando ou pesquisando, como o fizeram desde o seu nascimento.
Partindo-se do pressuposto de que a educação deve ser algo prazeroso, o primeiro passo é que a escola seja um ambiente de pesquisa oferecendo condições para que ela se realize. Este ambiente deve ser motivador e incentivador.
Há muitos casos em que a escola se mantém num sistema tradicional por medo ou comodismo, pois a proposta de aprendizagem pela pesquisa gera conflitos, o qué é um aspecto positivo. O conflito desacomoda, mexe com o que está estagnado e, sendo assim, requer soluções ou novos caminhos que certamente resultarão em crescimento.
Vera Mosmann

4 comentários:

xandrohq disse...

Oi,queridinha,abrigado por visitar e seguir meu blog,retribuindo seu carinho,abçs!;)

Vanoska Buchholz da Costa disse...

Oi Vera,
obrigada pela visita
e por esses lindos
comentários poéticos.
abração

Luks Vieira disse...

Oi Vera, concordo com suas ideias e acrescento que o espaço da biblioteca também deveria ser visto com carinho (principalmente pelos educadores), pois esta é uma das nossas funções, despertar a curiosidade e conflito entre os usuários e os vários suportes existentes de informação ( entre eles o livro). Muito bom o post.
Att.,
Luks

VeraBruxa disse...

Olá Luks!
Em visita ao teu blog, li sobre a preservação e estarei lendo os prócimos post. Achei muito interessante conceituar os diferentes termos.
Sobre o carinho com as bibliotecas, concordo plenamente, inclusive faço um trabalho voluntário em uma biblioteca de escola pública, justamente para contribuir com a preservação do acervo e o estímulo à leitura. É vida pura!
Abraço, Vera Mosmann
PS: não consigo postar comentários em teu blog, pois precisaria ser configurado para "todos", não sei o que acontece, pois sou leiga em informática.