Meu quintal...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Educação 1

O professor que reflete a sua ação e a do grupo, tendo como pano de fundo a realidade social em que está inserido, trabalhando as questões humanas, está contribuindo para a formação de homens mais seguros e felizes. É fundamental saber quem são os alunos com os quais vai trabalhar e qual seu nível de aprendizagem.
Tudo isso deve ser perseguido de forma persistente e nunca numa ação solitária ou egoísta, sempre buscando a compreensão do mundo através da troca, coleticamente, estabelecendo relações com realidades diferentes, em diferentes momentos históricos, e, por fim, analisando diferentes formas de pensar e agir para repensar a própria ação.
É dessa forma que o professor educador tem como manter acesa a chama do aprender sempre para caminhar junto com seus alunos num processo de ensino-aprendizagem significativo. A educação exigida hoje pode ser comparada com o exemplo de um jovem adolescente preocupado em tirar acordes de um violão. Ele já sabe tocar muitas músicas e até já compõe, mas não se conforma com isso, busca outros acordes com maior grau de dificuldade. Observa, ouve, experimenta e descobre que existem diferentes posições que podem ser usadas para tocar a mesma música em diferentes tons. Aperfeiçoa suas noções sobre as possibilidades na música e vibra com a beleza das descobertas. E se diz feliz.
Os educadores poderiam tomar essa situação como inspiração na sua tarefa de fazer acontecer a aprendizagem.
Vera Mosmann

Um comentário:

Bruna disse...

Muito legal seu blog adorei e ja estou seguindo..

www.ascoisasqueasgarotasamam.blogspot.com