Meu quintal...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ah! As palavras...

Falar é fácil. Sim, falamos sobre os mais diferentes assuntos, opinamos e até nos metemos na vida alheia supostamente tendo soluções prá tudo. Agora, na hora de escrever, quanta dificuldade! Que poder tem a palavra escrita! Pensar que registrando nosso pensamento por escrito estaremos permitindo a quem lê, fazer sua própria interpretação e que tal interpretação pode não ser exatamente aquilo que tínhamos a intenção de dizer então, quanta responsabilidade. E pensando assim é que chego à conlusão: escrever é muito difícil.
Como admiro os que escrevem! É um ato de coragem, pois se expõem ao externar seus pensares, e um ato de humildade, porque ao publicarem seus saberes permitem que nos apropriemos deles. Leio uma crônica de Martha Medeiros e me delicio com seu jeito simples de falar de situações com as quais me identifico.
Leio um conto de Fernado Sabino e gosto do seu jogo de palavras para me fazer entender situações diversas. Leio Eduardo Galeano e fico encantada como me mostra sua visão de mundo. Leio José Saramago e paro tudo porque ele me deixa sem fôlego com sua gramática e crítica social. Admiro quem tem o dom de escrever. Eu escrevo  prá não desaprender o abc...