Meu quintal...

sábado, 30 de julho de 2011

Educação 2

A pesquisa no processo de ensino-aprendizagem:
A escola não pode matar a curiosidade natural dos jovens e crianças de descobrir o mundo experimentando, explorando ou pesquisando, como o fizeram desde o seu nascimento.
Partindo-se do pressuposto de que a educação deve ser algo prazeroso, o primeiro passo é que a escola seja um ambiente de pesquisa oferecendo condições para que ela se realize. Este ambiente deve ser motivador e incentivador.
Há muitos casos em que a escola se mantém num sistema tradicional por medo ou comodismo, pois a proposta de aprendizagem pela pesquisa gera conflitos, o qué é um aspecto positivo. O conflito desacomoda, mexe com o que está estagnado e, sendo assim, requer soluções ou novos caminhos que certamente resultarão em crescimento.
Vera Mosmann

quinta-feira, 28 de julho de 2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Comentários

Em muitos Blogs eu gostaria de postar um comentário mas (não me perguntem por quê?) as configurações deste Blog não permite, ou as configurações do Blog visitado. Onde o comentário é feito logo abaixo da postagem é preciso que tenha a opção Nome/URL. Nos Blogs cuja configuração abre uma nova janela para comentários consigo postar como verabruxa normalmente.
Agradeceria se incluíssem nos Blogs que me seguem, bem como os demais que eu sigo, a opção Nome/URL, ou se alguém aí quiser me ensinar como resolver meu problema.
Obrigada,
Vera Mosmann

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Educação 1

O professor que reflete a sua ação e a do grupo, tendo como pano de fundo a realidade social em que está inserido, trabalhando as questões humanas, está contribuindo para a formação de homens mais seguros e felizes. É fundamental saber quem são os alunos com os quais vai trabalhar e qual seu nível de aprendizagem.
Tudo isso deve ser perseguido de forma persistente e nunca numa ação solitária ou egoísta, sempre buscando a compreensão do mundo através da troca, coleticamente, estabelecendo relações com realidades diferentes, em diferentes momentos históricos, e, por fim, analisando diferentes formas de pensar e agir para repensar a própria ação.
É dessa forma que o professor educador tem como manter acesa a chama do aprender sempre para caminhar junto com seus alunos num processo de ensino-aprendizagem significativo. A educação exigida hoje pode ser comparada com o exemplo de um jovem adolescente preocupado em tirar acordes de um violão. Ele já sabe tocar muitas músicas e até já compõe, mas não se conforma com isso, busca outros acordes com maior grau de dificuldade. Observa, ouve, experimenta e descobre que existem diferentes posições que podem ser usadas para tocar a mesma música em diferentes tons. Aperfeiçoa suas noções sobre as possibilidades na música e vibra com a beleza das descobertas. E se diz feliz.
Os educadores poderiam tomar essa situação como inspiração na sua tarefa de fazer acontecer a aprendizagem.
Vera Mosmann