A pesquisa no processo de ensino-aprendizagem:
A escola não pode matar a curiosidade natural dos jovens e crianças de descobrir o mundo experimentando, explorando ou pesquisando, como o fizeram desde o seu nascimento.
Partindo-se do pressuposto de que a educação deve ser algo prazeroso, o primeiro passo é que a escola seja um ambiente de pesquisa oferecendo condições para que ela se realize. Este ambiente deve ser motivador e incentivador.
Há muitos casos em que a escola se mantém num sistema tradicional por medo ou comodismo, pois a proposta de aprendizagem pela pesquisa gera conflitos, o qué é um aspecto positivo. O conflito desacomoda, mexe com o que está estagnado e, sendo assim, requer soluções ou novos caminhos que certamente resultarão em crescimento.
Vera Mosmann
4 comentários:
Oi,queridinha,abrigado por visitar e seguir meu blog,retribuindo seu carinho,abçs!;)
Oi Vera,
obrigada pela visita
e por esses lindos
comentários poéticos.
abração
Oi Vera, concordo com suas ideias e acrescento que o espaço da biblioteca também deveria ser visto com carinho (principalmente pelos educadores), pois esta é uma das nossas funções, despertar a curiosidade e conflito entre os usuários e os vários suportes existentes de informação ( entre eles o livro). Muito bom o post.
Att.,
Luks
Olá Luks!
Em visita ao teu blog, li sobre a preservação e estarei lendo os prócimos post. Achei muito interessante conceituar os diferentes termos.
Sobre o carinho com as bibliotecas, concordo plenamente, inclusive faço um trabalho voluntário em uma biblioteca de escola pública, justamente para contribuir com a preservação do acervo e o estímulo à leitura. É vida pura!
Abraço, Vera Mosmann
PS: não consigo postar comentários em teu blog, pois precisaria ser configurado para "todos", não sei o que acontece, pois sou leiga em informática.
Postar um comentário