Meu quintal...

sábado, 16 de julho de 2011

As Intermitências da Morte

"Não há nada no mundo mais nu que um esqueleto", escreve José Saramago diante da representação tradicional da morte.
Num certo país, as pessoas param de morrer. A morte e seus caprichos. Este também é um título que leva à reflexão sobre questões sociais de um jeito "funesto" e cômico. Quantos interesses envolvem as relações entre os viventes? Como se pode querer a presença da tão temida morte? Foi o primeiro livro de Saramago que li e fiquei encantada com seu modo de escrever o mundo.

Ensaio sobre a cegueira

Palavras de José Saramago, na apresentação pública do seu romance Ensaio sobre a cegueira.
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."
Leitura para refletir sobre o mundo em que vivemos e sobre nosso papel. O que eu estou fazendo para contribuir com um mundo mais justo, mais humano? Por que tenho a impressão de que há um "marasmo" atingindo um grande número de pessoas? E quando estas pessoas são jovens eu sinto um vazio ainda maior. Não adianta apenas transferir culpas, é preciso fazer alguma coisa. Não tenho a ilusão de que o egoísmo em que vivemos se transforme tão cedo, mas como sou uma pessoa esperançosa, torço para que se multipliquem os "não cegos" capazes de enxergar dentro de si e poder lançar um olhar à sociedade, compreendendo os mecanismos que geram as diferenças entre os comandantes e os comandados.
Vera Mosmann
Este tema surgiu numa visita ao blog A Ordem Natural. http://ordem-natural.blogspot.com/2011/07/onde-estao-os-excelentes.html
Obrigada Ale, por me fazer pensar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eduardo Galeano

"Um outro mundo é possível." Um mundo dentro deste em que vivemos. Eu acredito que os jovens serão os autores de transformações importantes para que possa ser gerado um mundo mais justo. Portanto, entusiasmo galera! Entusiasmo, que vem do grego e significa ter os deuses dentro. "É o que me inspira a me convencer de que viver vale a pena." (Galeano e eu). Saudade do Movimento Estudantil de 68, das Diretas Já... Sim, há um silêncio que me assusta no Brasil, porém os "galeanos" me dão esperança...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Discurso do Rei

Preciso postar mais um Oscarizado. A direção faz com que possamos sentir o dilema da(o) personagem colocando-o num cenário distinto, a parede envelhecida na terapia, por exemplo, ou de uma forma solitária num corredor em alguns momentos, consegue transmitir a insegurança que o rei vive em sua gagueira. Não entendo como fazem, só sei que boas direções fazem a diferença!

Cisne Negro

Natalie Portman, com sua interpretação espetacular, nos faz perceber a intensidade da personagem. Não importa se fez apenas 5% das cenas de dança, pois o que dá vida ao "cisne" é o seu corpo mesmo fora das danças, e as suas expressões faciais, seu olhar, nos fazem sentir os conflitos, a dor de Nina. Preciso rever.