Meu quintal...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Educação 3

Numa sociedade com tantas desigualdades e onde a democratização da informática ainda não é real, não é possível concordar com a ideia de que  informatizando as escolas públicas, se estaria modernizando a educação e se teria, com isso, a solução para a educação. Não basta equipar laboratórios, sejam eles de qualquer tipo, sem que se reformulem pensamentos e formas de pensar, pois a tecnologia não substituirá o pensamento. A tecnologia é apenas uma ferramenta e, se não for bem utilizada, não trará bons resultados, muito menos pederá mudar e educação. Não são os computadores que resolverão os problemas da humanidade, são as pessoas pensantes que, ao procurarem respostas para resolver problemas, poderão achar formas de resolvê-los. "É por isso que a grande missão da escola não é colocar computador, laboratório, mas, sim, ensinar as pessoas a pensarem." (ALVES, 2000: 18)
Vera Mosmann, 2002.

2 comentários:

Ghost Writer disse...

Olá Vera, obrigada pela visita! Vejo o quanto se preocupa com a educação e acho interessante seus post's. Também já dei aulas (acho que era a minha verdadeira vocação e que nunca deveria tê-la deixado) e sei o quanto é necessário fazer com que os alunos pensem, e isso depende além de tudo da vontade do educador, os laboratórios serão apenas meios.
Abs

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Vera! Fiquei muito feliz com a tua visita e, principalmente por teres te tornado seguidora do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado. Eu, particularmente, aqui voltarei, pois, além de teres um espaço interessante e bastante aconchegante, tomei a liberdade de me tornar teu seguidor, até quando permitires, é claro.

Quanto ao post, também acho que o computador não irá resolver o problema da educação, ele poderá ajudar, isso porque, somente com bons educadores para orientar o aluno quanto ao seu uso, na busca de informações que venham guiar o seu pensamento para o caminho do bem e parta em busca de soluções para os diversos problemas que ora vivenciamos.

Beijos e ótimo final de semana pra ti e para os teus.

Rosemildo Furtado.

PS: Viste também o Arte & Emoções.
http://arteemoes.blospot.com/